Terapia Ocupacional

Image

A Terapia Ocupacional irá utilizar ferramentas que auxiliem no tratamento de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) e demais transtornos do desenvolvimento a desenvolver e refinar habilidades motoras globais e finas, ampliar a autonomia e independência nas atividades de vida diária, no lazer e escola, além de estimular a interação social.
Além disso, irá atuar criando estratégias, adaptações e acomodações sensoriais para que essas pessoas ultrapassem suas dificuldades sensoriais, visando desenvolver suas habilidades e potencialidades.
Serão realizadas avaliações rigorosas, com instrumentos padronizados para conseguir identificar quais sentidos estão disfuncionais. Sendo com base nesses instrumentos e com informações passadas pelos cuidadores que a intervenção será pautada, oferecendo aos pacientes experiências sensoriais mais organizadas e regulatórias, utilizando recursos e instrumentos que irão gerar experiências vestibulares, táteis e proprioceptivas ao mesmo.

Sendo assim, as práticas da Terapia Ocupacional serão pautadas em modelos e abordagens específicas, como por exemplo: ABA, Denver, Floortime e Integração Sensorial. Utilizando instrumentos e equipamentos como brinquedos/ jogos pedagógicos, equipamentos suspensos de balanço, rede de lycra, bolas, pranchas de equilíbrio e dentre outros equipamentos que auxiliaram na manutenção do alerta e na organização e consciência corporal, em alguns momentos também poderá ser empregado recursos com pesos, diferentes texturas e água com intuito de acalmar e potencializar a capacidade de autorregulação do mesmo. Dessa forma, a intervenção terapêutica ocupacional irá proporcionar as pessoas com TEA e com outros transtornos do desenvolvimento uma possibilidade maior de organização, visando a sua independência, autonomia e inclusão social.
Além disso, a terapia ocupacional irá atuar visando à diminuição/extinção de comportamentos inadequados, como: birras, comportamentos autolesivos, agressões e estereotipias, por exemplo,visando a maximização dos comportamentos adequados.

Image