Tratamento Multi e Interdisciplinar
Nossa clínica também oferece os serviços de forma multi e interdisciplinar
Como funciona ?
A avaliação geralmente é feita em várias sessões, com duração de 40 minutos cada, assim distribuídas:
– Entrevista inicial com os pais ou responsáveis;
– Até três sessões com a fonoaudióloga.
– Até duas sessões com a psicóloga;
– Até duas sessões com a terapeuta ocupacional (sendo uma de terapia ocupacional tradicional e uma de terapia sensorial).
–Entrevista com coordenadores e/ou professores.
Esse número de sessões pode ser reduzido ou ampliado, conforme a necessidade do paciente.
Nas sessões com o paciente a ser avaliado, são aplicados testes, atividades e jogos/ brincadeiras, além de serem observados seu comportamento e discurso.
De posse do resultado analítico do paciente, os profissionais se reúnem para fazerem o estudo de caso e montarem o Plano Terapêutico Singular, contendo prioridades de atendimento, número de sessões indicadas (em uma ou várias disciplinas), metas a serem alcançadas e periodicidade de reavaliação.
Na entrevista devolutiva, tanto com os pais quanto com a escola, os profissionais apresentam as conclusões a que chegaram, indicam o tratamento a ser seguido, se necessário, e orientam pais e a escola como lidar melhor com o paciente em tratamento.
A avaliação multidisciplinar engloba, inicialmente, as áreas de Psicologia, Terapia ocupacional e Fonoaudiologia, mas pode envolver outros profissionais, dependendo de cada caso.
O seu objetivo é possibilitar um olhar global sobre as dificuldades do paciente a fim de estabelecer um melhor plano de intervenção.
A avaliação, geralmente, é feita em torno de 11 sessões, podendo se estender, se houver necessidade de outros especialistas, ou reduzir esse número, caso o profissional consiga avaliar em menos sessões. Cada atendimento terá duração aproximada de quarenta minutos, assim distribuídos:
– Duas sessões com os pais (entrevista inicial e devolutiva);
– Até quatro sessões com a fonoaudióloga.
– Até três sessões com a psicóloga;
– Até duas sessões com a terapeuta ocupacional (sendo uma de terapia ocupacional tradicional e uma de terapia sensorial).
– Duas visitas à escola (entrevista com coordenadores e/ou professores e devolutiva).
Na primeira entrevista são ouvidas as queixas da família e da escola, através dos pais, além de resgatar a história de vida do paciente. Algumas hipóteses são levantadas, através da análise de sintomas que o paciente apresenta.
Ao visitar a escola ouvimos a queixa escolar, quais dificuldades o paciente encontra nesse ambiente, assim como outras informações.
Nas sessões com o paciente a ser avaliado, entramos em contato com sua queixa, são aplicados testes, atividades e jogos/ brincadeiras, além de serem observados seu comportamento e discurso.
De posse do resultado analítico do paciente, os profissionais se reúnem para fazerem o estudo de caso e montarem o Plano Terapêutico Singular, constando prioridades de atendimento, número de sessões indicadas em uma ou várias disciplinas, metas a serem alcançadas e periodicidade de reavaliação.
Na entrevista devolutiva, tanto com os pais quanto com a escola, os profissionais apresentam as conclusões a que chegaram, indicam o tratamento a ser seguido, se necessário, e orientam pais e a escola como lidar melhor com o paciente em tratamento.
A avaliação multiprofissional engloba, inicialmente, as áreas de Psicologia, Terapia ocupacional e Fonoaudiologia, mas pode envolver outros profissionais, dependendo de cada caso.
O seu objetivo é possibilitar um olhar global sobre as dificuldades do paciente a fim de estabelecer um melhor plano de intervenção.
Observações:
A avaliação, para ser considerada multidisciplinar, deverá ser feita por duas a três disciplinas.
O Plano Terapêutico Singular será elaborado de acordo com as necessidades do paciente analisado, porém, não gera a obrigatoriedade de contratação pelos pais dos serviços de intervenção, seja em sua totalidade ou em partes.