Tratamento Multi e Interdisciplinar

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Nossa clínica também oferece os serviços de forma multi e interdisciplinar

Como funciona ?

Avaliação Inicial

A avaliação geralmente é feita em várias sessões, com duração de 40 minutos cada, assim distribuídas:

– Entrevista inicial com os pais ou responsáveis;

– Até três sessões com a fonoaudióloga.

– Até duas sessões com a psicóloga;

– Até duas sessões com a terapeuta ocupacional (sendo uma de terapia ocupacional tradicional e uma de terapia sensorial).

–Entrevista com coordenadores e/ou professores.

Esse número de sessões pode ser reduzido ou ampliado, conforme a necessidade do paciente.

Nas sessões com o paciente a ser avaliado, são aplicados testes, atividades e jogos/ brincadeiras, além de serem observados seu comportamento e discurso.

De posse do resultado analítico do paciente, os profissionais se reúnem para fazerem o estudo de caso e montarem o Plano Terapêutico Singular, contendo prioridades de atendimento, número de sessões indicadas (em uma ou várias disciplinas), metas a serem alcançadas e periodicidade de reavaliação.

Na entrevista devolutiva, tanto com os pais quanto com a escola, os profissionais apresentam as conclusões a que chegaram, indicam o tratamento a ser seguido, se necessário, e orientam pais e a escola como lidar melhor com o paciente em tratamento.

A avaliação multidisciplinar engloba, inicialmente, as áreas de Psicologia, Terapia ocupacional e Fonoaudiologia, mas pode envolver outros profissionais, dependendo de cada caso.

O seu objetivo é possibilitar um olhar global sobre as dificuldades do paciente a fim de estabelecer um melhor plano de intervenção.

Avaliação Inicial

A avaliação, geralmente, é feita em torno de  11 sessões, podendo se estender, se houver necessidade de outros especialistas, ou reduzir esse número, caso o profissional consiga avaliar em menos sessões. Cada atendimento terá  duração aproximada de quarenta minutos, assim distribuídos:

Duas sessões com os pais (entrevista inicial e devolutiva);

– Até quatro sessões  com a fonoaudióloga.

– Até três sessões com a psicóloga;

– Até duas sessões com a terapeuta ocupacional (sendo uma de terapia ocupacional tradicional e uma de terapia sensorial).

Duas visitas à escola (entrevista com coordenadores e/ou professores e devolutiva).

Na primeira entrevista são ouvidas as queixas da família e da escola, através dos pais, além de resgatar a história de vida do paciente. Algumas hipóteses são levantadas, através da análise de sintomas que o paciente apresenta.

Ao visitar a escola ouvimos a queixa escolar, quais dificuldades o paciente encontra nesse ambiente, assim como outras informações.

Nas sessões com o paciente a ser avaliado, entramos em contato com sua queixa, são aplicados testes, atividades e jogos/ brincadeiras, além de serem observados seu comportamento e discurso.

De posse do resultado analítico do paciente, os profissionais se reúnem para fazerem o estudo de caso e montarem o Plano Terapêutico Singular, constando prioridades de atendimento, número de sessões indicadas em uma ou várias disciplinas, metas a serem alcançadas e periodicidade de reavaliação.

Na entrevista devolutiva, tanto com os pais quanto com a escola, os profissionais apresentam as conclusões a que chegaram, indicam o tratamento a ser seguido, se necessário, e orientam pais e a escola como lidar melhor com o paciente em tratamento.

A avaliação multiprofissional engloba, inicialmente, as áreas de Psicologia, Terapia ocupacional e Fonoaudiologia, mas pode envolver outros profissionais, dependendo de cada caso.

O seu objetivo é possibilitar um olhar global sobre as dificuldades do paciente a fim de estabelecer um melhor plano de intervenção.

Observações:

A avaliação, para ser considerada multidisciplinar, deverá ser feita por duas a três disciplinas.

O Plano Terapêutico Singular será elaborado de acordo com as necessidades do paciente analisado, porém, não gera a obrigatoriedade de contratação pelos pais dos serviços de intervenção, seja em sua totalidade ou em partes.